Iguatemi – Veterinário Gustavo Rosa realizará Cirurgias no Canadá

Motivo de orgulho para Iguatemi, Gustavo dos Santos Rosa, é filho do Dr. Semarino e morou no Município até os 15 anos, quando se mudou para Londrina-PR, para cursar Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Londrina(UEL), período 2009-2013.

Em seguida, ele realizou Residência em clínica, cirurgia e anestesiologia de equinos (EQUIVET HOSPITAL VETERINÁRIO 2014-2015); Residência em Cirurgia de grandes animais: UNESP Botucatu (2015-2017); Mestrado em cirurgia de equinos, com enfoque no uso de células tronco em enfermidades ortopédicas de equinos.

UNESP BOTUCATU (2017-2019) e Atualmente: Doutorado na mesma área na UNESP BOTUCATU (2019-2022).
No ano de 2018, Gustavo foi contemplado com uma bolsa de estudos do Governo do Canadá (Emerging Leaders in Americas Program ou ELAP), para realizar um projeto de pesquisa durante 6 meses na University of Saskatchewan. A universidade está localizada na cidade de Saskatoon, Província de Saskatchewan-Canadá.


Durante esse período, foram realizados dois importantes projetos. Um na faculdade de Medicina Veterinária e outro na Faculdade de Medicina da Universidade de Saskatchewan. No primeiro projeto, ele avaliou a capacidade de diferenciação de Células Tronco Gonadais, visando validar sua multipotência para utilização em casos de enfermidades que acometem o sistema locomotor.

Após submeter as células a diversos estímulos, consegui induzir as células tronco, originadas do testículo de suínos, a produzirem tecido ósseo. Esta etapa nós deixou um passo mais próximo da validação para a utilização desta fonte celular em casos clínicos que demandam o uso da terapia regenerativas.


O segundo projeto, foi voltado à medicina translacional (aplicabilidade a seres humanos), o objetivo era a regeneração da cartilagem articular através de sua substituição por um dispositivo produzido em laboratório (in vitro) por impressão 3D, usando um biomaterial (material compatível com o corpo humano) associado a células tronco mesenquimais.


O dispositivo foi implantado em lesões na cartilagem articular de animais, para avaliar a qualidade de regeneração da cartilagem. Na primeira parte do experimento pude operar alguns animais para padronizar os protocolos.
Por sua performance, Gustavo foi chamado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Saskatchewan a voltar para Saskatoon neste mês de outubro, como cirurgião convidado.

O convite partiu do Professor Brian Eames, para fazer as cirurgias nos animais do projeto de regeneração condral.
Caso haja sucesso nesta pesquisa, muitos humanos portadores de doenças articulares degenerativas poderão ser beneficiados com a aplicação desta tecnologia.


Na terça-feira dia 22/10, ele viajou para o Canadá, onde realizará operações nos demais animais que participarão deste projeto, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Saskatchewan.


“Esperamos que este projeto tenha resultados favoráveis, para que possamos progredir com as etapas de inserção do produto no mercado, beneficiando seres humanos e animais portadores de enfermidades articulares com lesões de cartilagem”, declarou Gustavo.
A Prefeita Patrícia Margatto, parabenizou o Médico Veterinário, através de seu pai, e declarou que Gustavo Rosa, é motivo de muito orgulho para todos os iguatemienses.

Fonte- Kidão e Site Por Dentro do Assunto Iguatemi