Chef índígena de MS é convidada especial do Masterchef nesta terça

Com sangue e a vontade de levar a cultura terena para o mundo, a índigena Kalymaracaya Nogueira, nascida na aldeia Bananal, em Aquidauana (MS), é convidada especial do Masterchef que será exibido nesta terça (17).

O convite, segundo a chef de cozinha, veio do diretor do programa que viu em suas redes sociais o tema ‘gastronomia indígena’ e se interessou. “Sou a única chef indígena do país e tenho como objetivo de vida propagar os saberes da cozinha indígena dentro e fora do Brasil’, destaca.

Kalymaracaya sempre teve apreço pela culinária vendo a avó cozinhar e se mudou da aldeia para Campo Grande em busca de oportunidades.

“Quando pequena ia para a aldeia visitar meus patrícios, e tive muito contato sobre a nossa cultura, e nisso eu fui me apaixonando pelos ingredientes do Cerrado, tudo muito rústico, mas o que eu mais gostava era ver minha avó cozinhando. O que ela colocava na panela eu achava muito bonito’, lembra.

Formada em Turismo e Gastronomia e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, Kalymaracaya já realizou eventos gastronômicos em diversas cidades do país e do exterior.

Sobre o programa, a indígena revela que é uma emoção gigante estar entre os convidados para o maior reality show da área gastronômica no Brasil atualmente.

“É a primeira vez que participo como jurada, e estou muito feliz em estar entre os jurados do programa, e mostrar a gastronomia daqui a nível nacional’, diz. “Apresentei uma mesa para eles, com peixe, mandioca, tucupi, formiga tanajura, costela de porco’, acrescenta.

A chef atribui sua experiência também a alguns amigos. “Eu me dediquei muito pra chegar até aqui, fiz cursos para me especializar na gastronomia, mas comecei a deslanchar mesmo foi na internet, com a ajuda de vários amigos entre eles o Chef Paulo Machado’, diz.

O programa vai ao ar hoje às 21h30. “Os expectadores podem esperar, que todo mundo vai ficar de boca aberta’, finaliza.

Foto Destaque: Reprodução / Redes Sociais

Fonte: Caarapó News