Com baixa umidade do ar, cidade de MS está na lista entre mais secas do país

Veja dicas para não ter problemas de saúde em decorrência do tempo seco

Com Mato Grosso do Sul em alerta para a baixa umidade do ar, o município de Costa Rica – na divisa com Goiás – registrou umidade de 20% na segunda-feira (27). Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade sul-mato-grossense ficou em 14º no ranking das localidades com menor umidade na data. No topo da lista figura o município de Novo Repartimento, no Pará, com 8%.

Apesar de nenhum outro município de MS estar na relação, há alerta para baixa umidade em todas as regiões do estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a umidade pode chegar novamente a 20% em alguns pontos no período da tarde.

Estiagem

A falta de chuvas por tempo prolongado agrava a situação do tempo seco. Em algumas cidades de Mato Grosso do Sul como Água Clara, Cassilândia e Corumbá, não há registro de precipitação nos últimos 30 dias.

Conforme o meteorologista Natalino Abrão, da Uniderp, não há previsão de chuva até o dia 10 de agosto, o que indica que haverá aumento, também, no foco de queimadas.

Recomendações

Segue abaixo uma lista com as recomendações para evitar problemas de saúde, principalmente em tempos de coronavírus, em decorrência do tempo seco:

  1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
  2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
  3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
  4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
  5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
  6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.
  7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos silenciosos e que economizam energia.

Com informações do Mídiamax